Três sonhos e um objetivo em comum
Hoje, o Fique Ligado! vai contar a história de três adolescentes que têm um desejo em comum. Thiago Felipe (17), Matheus Lacerda (16) e Álef Nascimento Soares (17) são estudantes do terceiro ano de escolas públicas em Brusque. No fim deste ano, eles prestam vestibular para a tão sonhada faculdade. Mas você acha que eles, simplesmente, estão esperando esse dia chegar?
Os três escolheram a engenharia como profissão e querem chegar à universidade bem preparados. Para isso, se inscreveram no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio Técnico e ao Emprego (Pronatec), do Senai, que é um recurso estudantil aos alunos ou egressos da rede pública.
Eles estão na fase final do curso de eletromecânica, que tem duração de dois anos. Lá, aprendem todo o processo elétrico e mecânico da manutenção de máquinas. Estudo que envolve o aprendizado de cálculos, desenhos mecânicos, processos de fabricação, componentes mecânicos, entre outros.
Matheus, o mais novo do grupo, tem os planos bem definidos. “A gente vai para a universidade bem mais à frente do que as pessoas que não têm oportunidade de fazer esse curso. Quando a gente entra na faculdade já tem um amplo conhecimento sobre o conteúdo e a faculdade em si. Hoje em dia, se tem uma falta muita grande de profissionais. O curso oferece a oportunidade de atuar nas duas áreas. Quando a empresa precisar de um funcionário, vamos estar ali para as duas funções”, explica ele, entusiasmado.
O colega Álef também entrou no curso por causa da falta de mão de obra e garante já saber o que quer para o futuro. “Quero fazer uma boa faculdade, de preferência do Exército, que é uma das mais difíceis. E também chegar em uma qualidade de vida com salário digno com a minha própria empresa”, relata.
Thiago já possui um sonho diferente: quer trabalhar com engenharia automotiva. “Escolhi fazer para eu ter uma base antes de ingressar na universidade. Quero prestar o Enem e ir para a universidade federal, chegar à indústria automotiva e continuar estudando para melhorar meu desempenho”, revela.
O professor e coordenador do curso, Urbano Schulenburg, confirma o depoimento dos estudantes. “A demanda existe. Para nossa região está vindo uma grande montadora, a BMW. Já foi feito um levantamento que vão abrir seis mil vagas de técnicos com formação. Junto com essas montadoras vêm as prestadoras de serviços para perto da nossa região, Joinville, Barra Velha... Então, Brusque hoje oferece bastante oportunidade”, finaliza.
O Pronatec é um programa do governo federal, em parceria com o Senai, direcionado aos alunos de 2º e 3º ano e egressos do ensino médio da rede pública. O curso é gratuito e os custos são custeados pelo governo, que também oferece auxílio transporte e alimentação.
Um curso técnico parece ser uma boa dica para quem quer qualificação em um curto espaço de tempo. Mais objetivo, ele procura focar na parte prática, sem deixar de lado, claro, a base da teoria.
Na próxima semana, você confere mais uma dica de área profissional aqui no quadro Fique ligadoi!